Termogênicos para emagrecer: aprenda tudo sobre eles!

Conheça tudo sobre os alimentos e suplementos termogênicos e como ele podem ajudar seu corpo na perda de peso.

Pode ser que o termo termogênico seja ainda desconhecido para você leitora. Entretanto, você provavelmente, já deve ter se deparado com esse tipo de produto em uma prateleira de farmácia ou então tê-los visto sendo vendidos por algum programa de televisão.

O que são os Termogênicos?

suplementos-termogenicosOs produtos e suplementos termogênicos são compostos por diversos componentes que tem a capacidade de causar o chamado efeito térmico no organismo. Esse efeito térmico é responsável por potencializar a queima de calorias. Alguns componentes geralmente presentes nesses produtos são o chá verde, cafeína anidra, taurina, inositol, quitosana, glucoronolactona, extrato de laranja amarga – citrus arantium, além de vitaminas do complexo B, proteínas e minerais como o cromo e magnésio. Alguns possuem até pimenta em sua composição. os mais famosos são o oxyelite, thermo fire, fitburn e o café verde em cápsulas.

O consumo de produtos termogênicos deve sempre estar associado a atividades físicas, de preferência as aeróbicas, como caminhadas, corridas, natação ou mesmo uma boa e constante pedalada de bicicleta. O exercício físico exige maior consumo de energia do corpo, e, aliado com o produto termogênico a queima de calorias é maior.

A partir do consumo desse tipo de produto podem-se obter resultados muito interessantes na questão de perda de peso. Obviamente, somente consumir esses produtos e aliar com a prática regular de atividades físicas não é o suficiente para alcançar o resultado desejado. É sempre importante fazer uma reeducação alimentar, isto é, disciplinar o quanto você ingere de calorias e a partir de quais alimentos essas calorias são ingeridas. De nada adianta, tomar o produto, malhar muito e após o exercício comer excessivamente. É preciso saber se alimentar e também controlar o que muitas vezes, nada mais é do que gula, e não fome.

Uma advertência fica para aqueles que desejam utilizar esses produtos é que os seus compostos geralmente causam uma elevação da pressão arterial, portanto, aqueles que sofrem de hipertensão e problemas cardíacos não devem consumir, ou então, devem procurar médico ou nutricionista antes do uso. Além dos hipertensos e cardíacos, a advertência vale para os que sofrem com diabetes. Esses produtos podem conter quantidades significativas de açúcares em sua forma líquido.Mas existe uma saída interessante, que é consumir produtos naturais que também tem função termogênica, que é o que falaremos a seguir.

Alimentos termogênicos presentes na natureza

alimentos-termogenicos

Vários alimentos que consumimos no nosso dia a dia, podem ser usados como termogênicos e nos ajudam a perder peso, como por exemplo:

Café: A cafeína se resume à substância vegetal estimulante, com capacidade de atravessar a barreira do cérebro, com promoção de muitos benefícios, sendo exemplo, aumento da energia e disposição, redução da fadiga, desempenho esportivo melhorado, e efeito termogênico.

Chá de Hibisco: O chá de hibisco é indicado em quantidade de consumo de 1 litro, diariamente; para 1 litro de água, é usada 1 colher de sopa da flor.

Gengibre:  gengibre aumenta o metabolismo em até 20 por cento, melhora a digestão, combate problemas estomacais e é muito versátil pode ser consumido de diversas formas, cru, temperos, sopas, legumes, chá e junto com o molho de tomate.

Óleo de coco: ele atua na redução do colesterol ruim, melhora a função intestinal, estimula o metabolismo e potencializa a absorção de nutrientes.

Guaraná: A semente do guaraná, erva brasileira, contém a guaranine. Essa seria uma substância que acelera tanto o metabolismo como a cafeína.O pó de guaraná é por muitos utilizado como um pré-treino. Tudo isso por cauda da agitação e resistência que promove.

 Conclusão

perder-peso-termogenicos

Sem dúvidas os termogênicos são, atualmente, os produtos mais utilizados para a perda de peso. Primeiro porque auxiliam de maneira bastante eficaz quando associado a atividades físicas regulares; e segundo porque a maioria apresenta um efeito estimulante o que garante uma energia extra para os seus treinos.

É importante lembrar que o consumo de qualquer suplemento ou alimento com função termogênica deve sempre ser prescrito por um médico clínico geral ou nutrólogo responsável.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Escreva um comentário