Testei – Cooktop de indução Electrolux

Recentemente mudei para um flat e tive a surpresa que não era permitido fogão a gás. Como o contrato são de dois anos, comprei um cooktop portátil de indução da Electrolux.  Se gostasse, compraria outro, porque no futuro teria utilidade. Não vou pagar dois mil reais no cooktop de 4 bocas para usar apenas  dois anos. Hoje posso dizer que vale a pena comprar um cooktop a indução e tiro todas as dúvidas para vocês.

Onde comprar o cooktop Electrolux por indução?

Eu comprei o cooktop de Electrolux Celebrate ICP30 (110 v) na Americanas aqui. Tinham  outros da marca Brastemp e Fischer (220 v). O preço foi 300 reais com frete e tudo. Existem outras lojas virtuais que vendem cooktop por indução, acessem abaixo:

Walmart | Ricardo Eletro | Americanas.com

Perguntas e Respostas?

review-cooktop-indução-electrolux

Meninas são tantas perguntas que fiz antes de comprar, que resolvi listar minha opinião e responder todas. Algumas vamos responder depois, como o consumo de energia. Não sei dizer se gasta muita luz, pois não veio a conta e não tenho a anterior como referência (mudei esse mês). Pelo visto, ele gasta a mesma energia que um microondas ou menos. Vamos lá?

Como funciona o cooktop a indução?

O que é? Como cooktop por indução funciona? Ele cria um campo eletromagnético entre a panela e a parte interna do vidro. Por meio disso, gera um calor que vai direto ao alimento. Ele é diferente do elétrico que funciona por resistência. Ele esquenta e esfria muito mais rápido. Muito eficiente, foi a melhor compra que fiz na cozinha nos últimos meses.

Na hora de cozinhar, basta ligar, colocar a panela, escolher a temperatura e pronto. Cozinha muito rápido. Em 1 hora fiz maionese com batata e cenoura, arroz, farofa e molho à bolonhesa. Isso contando o tempo que levei para cortar os ingredientes, porque o cozimento foi em menor tempo.

Tipo de panela para cooktop de indução?

opiniao-cooktop-inducao-electrolux-vantagens

Essa foi a minha maior preocupação. Não funciona qualquer tipo de panela. Somente panela inox (não todas) e/ou ferro fundido. Nada de cerâmica, alumínio ou outro material que o imã não gruda.

Vi muitas reclamações que as panelas são caras. Eu paguei 279,00 reais no conjunto de cinco peças. Achei o preço normal para panelas de inox com fundo triplo. Na embalagem diz a compatibilidade com fogões cooktop por indução, então fica fácil achar.

Separei o link de algumas lojas que vendem online panelas para esse fogão:

Ricardo Eletro | Walmart

Segurança do cooktop Electrolux?

Eu achei muito seguro porque ele não queima a mão. Pode botar a mão no vidro que não queima. Após o preparo da comida, a panela acaba esquentando o vidro, mas não é o vidro que esquenta.

Há uma trava de segurança para crianças curiosas, basta pressionar que ela é ativada.

Instalação do cooktop indução?

cooktop-inducao-electrolux-review

Como o meu é portátil, coloco em cima da bancada de granito. Em baixo não esquenta, então pode colocar em madeira, granito, chão, ou seja, seja lá qual for o lugar que cozinha.

Os modelos embutidos de 2, 3, 4 e 5 queimadores, a instalação parece mais complicada. Pelo que andei lendo, precisa de um técnico.

No vídeo a seguir, faz um review de um cooktop de indução com 4 bocas.

Problemas e desvantagens?

  • Cozinha muito rápido! Precisa ficar atenta para não queimar a comida.
  • Às vezes fazem uns barulhos de “choque” elétrico.
  • Ele faz barulho quando ligado, mas não me atrapalha em nada.
  • Não serve em qualquer tipo de panela.

Fora isso, não tenho nada a reclamar. Reclamação mesmo? Só o preço que é muito alto. As vantagens compensam muito mais, sem comparação..

Um comentário

  1. Ana Paula 19 de dezembro de 2016

Escreva um comentário