Tireoide e peso: Qual a relação? Como identificar?

Quem é que nunca tentou justificar um ganho de peso colocando a culpa na tireoide?
Será que realmente há alguma relação entre o ganho de peso e a tireoide?

Estimasse que 4,7 milhões de brasileiros têm disfunções na tireoide e não foram diagnosticados, logo, entendemos que esse ainda é um assunto que precisa muito ser falado, não somente por conta das alterações no peso, mas porque vai muito além disso, ela mexe com todo o funcionamento do corpo.

Para desmistificar o assunto, preparamos esse post com os principais tópicos sobre o assunto, mas não se preocupe, responderemos também a tão famosa pergunta “tireoide tem ou não tem relação com o peso?”.

O que é a tireoide?

A tireoide ou tiroide, como também é chamada, é uma glândula em formato de borboleta, que fica localizada na área do pescoço, logo abaixo da região conhecida popularmente como gogó.

Qual sua função no corpo humano?

A tireoide age na função de órgãos importantes como o cérebro, rins, fígado e coração. Também desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração e no humor.

Diferença de Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

Quando a tireoide está funcionando perfeitamente, ela garante equilíbrio e a harmonia para nosso organismo. Mas se por acaso houver produção insuficiente ou exagerada dos hormônios tireoidianos temos o hipotireoidismo ou hipertireoidismo, respectivamente.

No hipotireoidismo, tudo passa a funcionar de maneira mais lenta no corpo. O coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar prejudicado. Ocorrem, também, cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele mais seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue e, até mesmo depressão.
Todo o desempenho do corpo fica mais lento e prejudicado.

No hipertireoidismo, tudo em nosso corpo começa a funcionar rápido até demais. O coração fica acelerado, normalmente acima de 100 batimentos por minuto sem esforço físico, o intestino solta, a pessoa fica muito agitada, consequentemente dorme pouco pois se sente muito acelerada, mas ao mesmo tempo muito cansada (esgotada física e mentalmente). Nervosismo, mãos e pés trêmulos e suados, ondas de calor repentinas e perda de peso acentuada sem intenção também aparecem.

Então a tireoide realmente interfere no peso?

Sim, indiretamente isso acaba acontecendo.
Como a tireoide interfere no metabolismo isso pode fazer com que você ganhe ou perca peso de maneira muito rápida e involuntária.

No caso das pessoas que sofrem com o hipotireoidismo, com o metabolismo mais lento, ainda que a pessoa faça dietas e uma série de atividades físicas, dificilmente ela vai conseguir queimar as calorias que precisa. Além disso, pessoas que têm isso costumam reter muito liquido, então o aspecto de estar acima do peso reflete algo muito além de gordura.

No caso das pessoas que sofrem com o hipotireoidismo, não importa o quanto ela coma e se exercite, dificilmente ela irá ganhar peso, mesmo com suplementos. Isso porque o organismo queima mais calorias do que o normal e necessário.

Como saber se tenho algum problema na tireoide?

Aqui vão alguns sinais que devem ligar o seu sinal de alerta e fazer com que você procure rapidamente um endocrinologista:

Cansaço extremo
Essa sensação de cansaço extremo ocorre porque a falta ou deficiência na produção dos hormônios tireoidianos causa uma queda no metabolismo e nas funções do organismo, logo, é mais comum em quem apresenta hipotireoidismo.

Além do cansaço a pessoa pode sentir de sonolência, falta de ânimo e energia para realizar as atividades.

Aumento no volume do “gogó
Em alguns casos é possível notar um aumento da glândula, resultando assim num “gogó” um pouco mais avantajado.

Mudanças repentinas de humor
Como os hormônios tireoidianos são responsáveis por regular o desenvolvimento dos neurônios, é normal que haja mudanças repentinas no humor devido a sua produção de forma inadequada.

Dificuldade de concentração e de memória
Todo o corpo pode ser afetado pelo mau funcionamento da tireoide, inclusive o cérebro. Isso acarreta na dificuldade para se concentrar e gravar as coisas, principalmente em quem tem hipotireoidismo.

Alteração do peso
Como a tireoide não estará funcionando de maneira adequada, o metabolismo também não estará. Isso fará com que a pessoa perca ou ganhe bastante peso e de maneira muito rápida.

Palpitações
O metabolismo acelerado causa aumento dos batimentos cardíacos e o excesso de hormônio tireoidiano altera a frequência cardíaca mesmo quando a pessoa está em repouso.

Dores musculares
Poucas pessoas sabem disso, mas os hormônios tireoidianos são muito importantes para a contração e o relaxamento dos músculos. Portanto, tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, os músculos podem ser afetados, levando assim os indivíduos a sentirem frequentes dores musculares, rigidez e cãibras pelo corpo.

Alteração nos ciclos menstruais
Nesse caso, a tireoide pode fazer com que a mulher tenha ciclos irregulares, além de fluxo irregular, meses com muito fluxo e outros com fluxo baixo.
Há casos também em que ocorre amenorreia, onde a mulher passa meses sem menstruar.

Perda de cabelos
Os folículos capilares são regulados pelo hormônio da tireoide, portanto, quem tem tanto hipo quanto hipertireoidismo pode sofrer com o enfraquecimento e queda dos fios.

Tem tratamento?

Após a consulta com o endócrino e o diagnostico correto você receberá a orientação para o tratamento, que normalmente é feito com comprimidos de uso diário para equilibrar e trazer o perfeito funcionamento dos hormônios novamente.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.