Aprenda como acabar com as rachaduras nos pés

Pés rachados são um problema bastante comum. Uma pesquisa descobriu que 20% dos adultos nos Estados Unidos têm pele rachada nos pés.

Isso pode ocorrer em adultos e crianças e parece afetar mais as mulheres do que os homens, principalmente as gordinhas.

O sobrepeso por si só já afeta as articulações dos pés e o uso de sapatos desconfortáveis, que muitas mulheres fazem diariamente, só agrava esse cenário.

Ter calcanhares rachados pode não parecer algo sério, mas só quem sofre com isso sabe como é desagradável.

As rachaduras nos pés podem causar desconforto ao andar descalço. Em alguns casos, podem se tornar muito profundas e causar muita dor.

Se você sofre com calcanhares rachados e procura soluções para seu problema, continue a leitura, pois separamos diversas dicas para tratar pés rachados no conforto da sua casa!

Hidrate e esfolie seus pés

A pele ao redor dos calcanhares rachados costuma ser mais espessa e mais seca do que o resto da pele. Ela tende a rachar quando alguma pressão é aplicada e hidratar os pés pode melhorar isso.

Para hidratar seus pés, mantenha-os em água morna com algum hidratante por até 20 minutos.

Use uma bucha, esfregão para pés ou pedra-pomes para remover qualquer pele dura e grossa. Delicadamente, seque seus pés.

Aplique um bálsamo para o calcanhar ou hidratante na área afetada e vaselina nos pés para bloquear a umidade. Use meias para evitar bagunça e descanse por 30 minutos. Após esse período, lave os pés com delicadeza.

Evite esfregar os pés quando eles estiverem secos. Isso aumenta o risco de pele danificada.

Aplique mel

Sim, foi isso mesmo que você leu. O mel pode funcionar como um remédio natural para calcanhares rachados. De acordo com este artigo de 2012, o mel tem propriedades antimicrobianas e antibacterianas.

A pesquisa mostra que o mel pode ajudar a curar e limpar feridas e hidratar a pele.

Você pode usá-lo como esfoliante para os pés após um banho ou aplicá-lo como máscara para os pés durante a noite.

Para esfoliar, é muito simples. Massageie seu pé com o mel com movimentos circulares por alguns minutos. Depois lave com água morna.

Para fazer uma máscara para os pés com mel, basta aplica-lo nos pés e separar uma meia para não fazer lambança. Se necessário, além da meia use uma sacola plástica para envolver seus pés, assim o mel não escorrerá para sua casa enquanto você dorme.

Use óleo de coco

O óleo de coco é o queridinho quando o assunto é hidratação. Além disso, ele pode ajudar sua pele a reter a umidade.

Sendo assim, usar óleo de coco depois de molhar os pés também pode ser uma boa opção.

As propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas do óleo de coco podem curar rachaduras nos calcanhares caso estejam propensas a sangramento ou infecções.

Para o tratamento com óleo de coco, basta aplica-lo nos pés, calçar uma meia e aguardar por 30 minutos. Depois, lave com água e algum sabonete hidratante na água morna.

Use um creme para rachadura nos pés

Alguns casos requerem produtos mais potentes. Se esse é seu caso, indicamos o Creme para Rachadura nos Pés da Farmácia Eficácia.

Esse creme custa R$57,00 e vem com 100ml. Sua fórmula é composta por substâncias super eficientes no tratamento de peles ressecadas, como a uréia, a alantoina, o ácido salicílico e o alfa bisabolol.

 

O modo de aplicação é muito simples. Deve-se aplicar o produto nos pés após o banho com massagens circulares ou conforme a orientação de seu médico de confiança.

Todas as avaliações do Creme para Rachadura nos Pés são positivas e, além disso, o produto é indicado por profissionais como a farmacêutica Neila Mara, que afirma que o uso diário é capaz de tratar diversos problemas relacionados aos pés, incluindo as rachaduras.

Outras dicas para evitar a rachadura dos pés

Melhor que remedir é prevenir, não é mesmo? Por isso separamos algumas dicas que porem parecer bobas, mas desempenham um grande papel na prevenção dos calcanhares rachados.

Nunca tome banhos quentes demais. Isso prejudica não só a saúde da pele dos seus pés, mas também a saúde da pele de todo o seu corpo. A água muito quente acaba ressecando, e é isso que estamos tentando evitar, certo?

Por último, mas não menos importante, opte por sapatos mais confortáveis e menos justos. Seus pés precisam respirar e o ideal é que não acumulem umidade. Essa umidade, além de contribuir para a rachadura dos seus pés, também é responsável pela proliferação de fungos e bactérias.

E aí, o que achou das nossas dicas?

Lembre-se de consultar um profissional de saúde caso nenhuma dessas soluções resolva o seu problema.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.