Nesta época de verão você já comprou o biquini da moda, já marcou com seus amigos e já está planejando as atividades ao ar livre do fim de semana.
Até que você lembra daquelas bolinhas e espinhas que coçam e te incomodam o tempo todo.
A foliculite e espinhas nas nádegas são comuns tanto em homens como em mulheres. Por mais que elas não prejudiquem a saúde, são incómodas e podem causar coceira, o que pode machucar e até mesmo manchar a pele
A foliculite é uma doença comum da pele em que os folículos pilosos ficam inflamados. A condição não é fatal, mas pode dar coceira, dolorida e ser constrangedora. Se você tiver um caso leve, ele provavelmente vai desaparecer em alguns dias com medidas básicas de autocuidado.
Já as espinhas, também chamadas de acne, ocorrem quando as glândulas sebáceas da pele estão hiperativas e os poros inflamam.
Como as espinhas geralmente são desencadeadas por hormônios androgênicos e, em alguns casos, pela genética, não há maneira infalível de evitá-las.
O que isso tudo tem haver? Bom, a maior parte das causas de espinhas e inflamações de foliculite também é por causa do suor e dos atritos com as roupas. O que pode irritar a pele.
Espinhas e foliculite nas nádegas
Quando o clima começa a esquentar, algumas pessoas podem ficar estressadas por mostrarem mais pele, especialmente se ela é propensa a erupções no corpo devido a espinhas nas nádegas.
A acne e a foliculite podem ser desconfortáveis, não importa onde se forma em seu corpo. Mas a acne do bumbum em específico é um pouco diferente da acne facial, tanto em sua causa quanto em como é tratada.
Quando a acne se forma no bumbum, é por causa da foliculite. As bolinhas da foliculite são muito semelhantes à acne normal.
No entanto, infecções fúngicas, vírus e traumas físicos no folículo podem contribuir para a foliculite. Foliculite está ligada a:
- Suor ou produtos pessoais que irritam o folículo
- Doenças da pele, como acne ou dermatite
- Estar acima do peso ou obeso
Na região das nádegas ou das pernas é comum que a causa seja exatamente por causa do suor e roupas apertadas. O peso influencia na transpiração logo é certo que pessoas mais obesas tendem a ter mais folículos nesta região.
Dicas para evitar a espinhas e foliculite
Sabendo disso tudo e como as espinhas funcionam na área do bumbum e pernas, iremos te dizer 6 dicas simples. Sem precisar fazer tratamentos estéticos invasivos é possível se livrar deles.
- Lave regularmente
Uma das formas mais importantes de prevenir a infecção é tomar banho regularmente com um bom sabonete antibacteriano.
Você pode passar também algum produto cosmético feito de óleo botânico premium de tea tree, óleo de eucalipto ou óleo de hortelã-pimenta, que são bem conhecidos por ajudar naturalmente as irritações da pele.
- Use roupas largas
Normalmente, as bactérias ficam na pele, mas roupas justas podem esfregar as bactérias de volta nos poros, causando erupções.
- Sente-se em uma toalha quente
Molhe uma toalha com água morna, mas não muito quente. Você também pode comprar alguns produtos que ajudam a aliviar os sintomas. Existem kits de banho em assentos feitos especificamente para essas situações.
- Óleo de tea tree
O óleo de tea tree vem das folhas de uma árvore na Austrália. Sabonetes em pedra ou líquidos enriquecidos com uma combinação potente de óleos de melaleuca, jojoba, coco, alecrim, azeitona, orégano, hortelã-pimenta, babosa e eucalipto.
- Evite amaciantes de roupas
A pele de algumas pessoas pode ser sensível a diferentes tecidos ou produtos de lavanderia. Se você ama um cheirinho com em suas roupas fique calma, existe alguns produtos antialérgicos e menos agressivos.
Use amaciantes de roupas à base de plantas de com o aroma de sua preferência.
- Use cremes de zinco
Também foi demonstrado que os cremes contendo o mineral zinco ajudam a reduzir os sintomas da acne.
Procure por cremes com prímula e manteiga de karité. Você vai ter uma pele hidratada e protegida das agressões diárias.
Com certeza depois de umas 4 semanas seguindo essas dicas você poderá começar a ver os efeitos dos cuidados.
Lembrando que quando melhorar diminua a frequência, mas não pare de praticar, pois o tempo todo o corpo sua. Para evitar que apareça de novo sempre esteja atenta ao seu corpo, principalmente na hora do banho.
Em casos graves não esqueça de procurar um especialista. Marque uma consulta com o seu dermatologista para que ele possa analisar e te acompanhar em tratamento.
Não deixe de curtir o verão ou sair com os amigos por causa disso. Agora que você sabe como se cuidar, pode aproveitar seu tempo como uma mulher linda e confiante.