Faltam poucos dias para o inverno dar, de forma oficial, tchau no território brasileiro.
Com a primavera dando as caras em nosso país, as temperaturas vão voltar a ser altas.
Mas, apesar do calor, a primavera é apenas um prenúncio da estação mais quente: o verão.
Há quem ame os dias de verão, pois, assim, podem aproveitar as melhores praias e piscinas.
No entanto, também existe quem desgoste da estação devido aos problemas que ela causa.
Um dos desafios que as pessoas passam, especialmente as plus size, são as assaduras nas pernas.
O que causa essas assaduras? Elas podem ser evitadas? Se sim, o que podemos fazer para evitar?
Essas perguntas serão respondidas nesse artigo de hoje.
Portanto, nos acompanhe até o fim para saber as melhores dicas de como evitar as assaduras.
O que causa assaduras nas pernas?
O verão é a estação do ano favorita de muitas pessoas. Para pessoas plus size, ela pode ser uma época de muitos desafios. Isso, claro, tem relação com o fato de que muitas pessoas, especialmente mulheres, acima do peso não se sentem confortáveis de vestir roupas de praia.
Mas, para muito além da gordofobia por meio de olhares e comentários preconceituosos, as pessoas plus size também têm um desafio: as assaduras nas coxas.
Estas acontecem devido ao calor que, por sua vez, nos faz suar cada vez mais já que o nosso corpo regula nossa temperatura.
O suor excessivo na parte interna das coxas combinada com o atrito, seja das roupas ou entre as coxas, faz com que assaduras apareçam.
Estas, por sua vez, causam – e muito! – desconforto especialmente quando vamos nos locomover. Sendo assim, então, não é nada legal, hein?
Embora pareça um problema sem resolução, isso não é verdade. Além de cuidar e tratar para que assaduras desapareçam logo, também podemos evita-las.
Nesse caso, separamos algumas dicas do que você pode fazer e quais produtos usar para prevenir o atrito nas pernas e assaduras.
Dicas para evitar o atrito nas pernas e assaduras
Óleos corporais
Usar óleos corporais para evitar atrito nas pernas e assaduras é um método bem eficiente. Isso porque, além de não deixar as coxas se atritarem, os óleos corporais também contribuem para acalmar a irritação e vermelhidão da pele.
Nesse caso, leve consigo para reaplicar durante o dia.
Use shortinho embaixo do vestido e da saia
O verão é a estação mais quente do ano e, por isso, as principais tendências da moda são o uso de shorts, saias e vestidos.
Tirando os shorts, as saias e vestidos, embora sejam ótimos para refrescar, também são as principais peças para causar assaduras já que as pernas se chocam.
A fim de evitar esse atrito entre as coxas, você pode – e deve! – apostar no uso de shorts de lycra que são bem justinhos.
Sendo assim, além de evitarem o choque entre as pernas, essa peça também te faz ficar mais confortável já que, por conta dela, não corre risco de mostrar nada.
Pomadas
O uso de pomadas também é um método bem conhecido já que elas também evitam e tratam assaduras em bebês. Nesse caso, então, o uso de bepantol é uma ótima ideia já que acalma a pele fazendo com que a vermelhidão desapareça.
Mais que isso, também restaura a pele.
Talco
O uso de talcos é comum na região das axilas para evitar a transpiração excessiva. Para além dessa região, muitas pessoas também o utilizam nos pés e entre as coxas.
Nas pernas, os talcos são eficientes já que oferecem uma barreira e, assim, as coxas não entram em atrito entre elas.
Gel e cremes
Hidratantes corporais e produtos que contam com silicone na composição também são ótimos para evitar o atrito entre as coxas. Independentemente do produto que escolher, essa alternativa também é precisa ser reaplicada ao longo do dia. Por isso, leve na bolsa/mochila.
Vaselina
A gelatina de petróleo é, popularmente, conhecida como vaselina. Esta costuma ser incolor e com uma consistência oleoaginosa. Dessa maneira, é uma alternativa para quem deseja evitar o atrito nas pernas e, com isso, as assaduras. Mas tenha cuidado para não manchar as roupas!
Antitranspirante desodorante
Usar antitranspirante desodorante nas axilas é bem eficiente para diminuir o suor excessivo na região. Isso porque esse tipo de produto costuma agir para bloquear, de forma temporária, a ação das glândulas sudoríparas. No caso das pernas, esse efeito não é diferente.
Sendo assim, então, usar antitranspirante desodorante, em aerossol, creme ou roll-on para evitar o atrito entre as coxas e, consequentemente, as assaduras é bem interessante e prática.
Use roupas leves
As altas temperaturas do verão fazem com que nós, de forma normal, sentimos mais calor. Dessa maneira, então, o ideal é que usemos – e abusemos! – de roupas mais curtas e que tenham tecidos mais leves, como algodão.
Para isso, evite usar peças grossas, em sintética.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já conhecia essas dicas?
Qual a melhor delas?
Conhece outra forma de evitar atrito nas pernas?
Se sim, conta pra gente!