Driblando a falta de libido na menopausa 

O envelhecimento e, consequentemente, menopausa são coisas naturais na vida das melhores, porém são temidos pela maioria. Durante essa fase, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher devido às alterações hormonais.

Dentre essas mudanças temos ondas de calor, suores noturnos, distúrbios no sono, ansiedade, depressão, queda de cabelo, secura vaginal e a tão temida diminuição da libido.

E é justamente a área que interfere a vida sexual das mulheres que costumam preocupa-las mais.

Se isso não for esclarecido da maneira correta entre o casal podem haver desavenças, pois nem sempre o parceiro sabe como funcionam todas essas mudanças

Diferença entre lubrificação e libido

Muitas vezes essas duas coisas são confundidas e causam equívocos na cabeça das mulheres, por isso, acho fundamental esclarecermos essa diferença entre os dois.

Um dos principais problemas na menopausa é a secura vaginal, a área da vagina não lubrifica mais como antes, causando ressecamento e até mesmo algumas irritações.

Isso pode trazer alguns problemas e desconfortos, fazendo até mesmo com que ocorra certo tipo de dor durante a relação sexual. No entanto, não precisa se preocupar, este é um dos sintomas mais fáceis de se tratar da menopausa.

Muitas mulheres experimentam lubrificantes assim que percebem essa secura e desconforto durante o sexo. Isso costuma resolver na maioria dos casos e as mulheres conseguem ter suas relações tranquilamente.

Existe também a opção de medicamentos para ajudar.

Já quando falamos em libido estamos falando sobre o apetite sexual, o desejo.

É a aptidão que ela tem para o sexo, vontade que ela tem para fazer sexo. Às vezes tem mulheres que têm aptidão, mas tem dificuldade para o orgasmo, para a lubrificação ou na penetração. É importante separar isso: a libido é à vontade para o sexo.

O que causa a diminuição da libido

Este fato está relacionado, em parte, com a diminuição dos hormônios como testosterona, estrogênio e progesterona, uma vez que nesta fase os ovários deixam de produzi-los.

Por outro lado, deve-se ter em mente que a falta de libido pode estar associada a outros fatores, como: irritações causadas pela secura vaginal, ondas de calor, cansaço, depressão e alterações de humor.

Por isso, é necessário analisar os diferentes motivos que podem fazer com que você se senta dessa maneira e, depois de conhecê-los, recorrer a ajuda da forma adequada, procurando acompanhamento com endocrinologista ou ginecologista.

Vale ressaltar que esse sintoma é normal, e não é recomendado forçar-se a ter relações e sim conversar com seu parceiro ou parceira para passarem juntos por este período, fortalecendo a relação.

 

Dicas para driblar a falta de libido

Acho importante lembrar a você que a vida sexual tem muito a ver com a cabeça e não somente com os hormônios.

Nós, mulheres, devemos derrubar este tabu de que se estamos na menopausa, automaticamente teremos uma vida sexual ruim.

O sexo, além de prazeroso, traz diversos benefícios para saúde, não vale a pena dar um fim nisso apenas por mudanças hormonais, não é mesmo?!

– Ter o acompanhamento com um especialista, seja ginecologista ou endocrinologista, adequado é fundamental para minimizar os sintomas e ajuda-la a ter uma vida normal, afinal, isso é natural da vida das mulheres.

– Ter expectativas, planos futuros pode e influencia toda a sua vida. Uma mente saudável ajuda a refletir um corpo saudável, inclusive no âmbito sexual.

– Converse com seu parceiro, o diálogo é fundamental para esse momento. Não tenha vergonha de expressar os seus sentimentos com o seu companheiro, é importante que ele entenda o que você está passando para poder te ajudar e participar mais.

– Invista nas preliminares, nos carinhos e elogios. Vocês dois podem tentar novas técnicas que possam ser mais confortáveis.

– Use a sua imaginação! Sair da rotina, planejar escapadas, ir a lugares diferentes e ter experiências divertidas podem estimular todos os sentidos, são excelentes para reavivar o fogo no casal e driblar a falta de libido.

– Aposte no uso de lubrificantes com esse fim específico.

Por incrível que pareça, já existem produtos assim no mercado, clicando aqui você pode encontrar a melhor opção atual do mercado.

Ele é um lubrificante afrodisíaco voltado especificamente para aumentar a libido, fazendo assim você ter uma relação muito mais prazerosa e confortável.

Ele possui  30 gramas e está no valor R$ 78,50.

– Faça reposição hormonal. A reposição hormonal possui diversos benefícios para a mulher, e alivia todos os sintomas que a menopausa traz.

– Aproveite para explorar e redescobrir áreas erógenas. Conhecer o próprio corpo é fundamental para uma vida sexual plena em qualquer idade. Mas durante a menopausa, ir além do óbvio, é ainda mais importante.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.