Gorda e grávida – E agora? Quais cuidados preciso ter?

Se você é uma mulher plus size que está grávida ou tentando engravidar, pode se deparar com perguntas extras sobre a gravidez em sua situação.

Como uma pessoa maior, o que você pode esperar de seus nove meses de gestação? E o que exatamente é uma “gravidez plus size”?

Não há uma definição oficial de “plus size”.

No entanto, de acordo com a fonte confiável do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mulheres com índice de massa corporal (IMC) de 25,0 a 29,9 são consideradas com sobrepeso e aquelas com IMC de 30,0 ou mais têm obesidade.

Certamente, estar grávida e acima do peso pode complicar as coisas. Mas a boa notícia é que sua gravidez não precisa ser definida pelo departamento da loja de roupas em que você faz compras.

Separamos tudo o que você precisa saber – continue lendo para descobrir!

Sua saúde durante a gestação

À medida que você se aproxima de uma gravidez em uma categoria de peso superior, seu foco (compreensivelmente) pode estar na saúde de seu bebê em crescimento.

Mas sua saúde também é importante e pode ser adversamente afetada por complicações relacionadas ao peso.

Possivelmente, o risco mais conhecido em uma gravidez de peso elevado é o de desenvolver diabetes gestacional.

Essa condição específica para o pré-parto causa um alto nível de açúcar no sangue que precisa ser controlado por meio de dieta ou medicamentos (e geralmente desaparece depois que o pãozinho é liberado do forno).

A conexão entre excesso de peso e diabetes gestacional é real: Uma pesquisa de 2010 descobriu que quase metade de todos os casos de diabetes gestacional podem ser atribuídos ao sobrepeso e à obesidade.

De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), ter diabetes gestacional também aumenta as chances de cesariana.

As taxas de aborto espontâneo e natimorto também aumentam com o aumento do peso materno.

O ACOG afirma que “Quanto maior o IMC da mulher, maior o risco de nascer natimorto” e observa que as mulheres com obesidade têm um risco maior de aborto espontâneo.

Outra pesquisa, também esclareceu que o peso extra aumenta a probabilidade de você ter pré-eclâmpsia – uma palavra elegante para pressão alta na gravidez que pode causar inchaço e danificar órgãos vitais como o fígado e os rins.

Finalmente, engravidar pode simplesmente significar que você terá mais dores e sofrimentos, como a dor nas costas muito comum que tende a surgir conforme a gravidez avança.

Uma vez que esses riscos à saúde não são insignificantes, é importante discuti-los com seu médico antes de engravidar, se possível.

A saúde do bebê

Assim como seu peso pode fazer diferença na sua saúde durante a gravidez, ele também pode afetar o bem-estar do bebê. Não surpreendentemente, uma das principais preocupações é o tamanho do seu bebê no útero (e na saída).

Como a diabetes gestacional geralmente leva a um peso maior ao nascer, se você tiver essa complicação, poderá ter um bebê maior.

Embora bebês mais gordinhos sejam, é claro, adoráveis, seu tamanho pode tornar sua saída mais precária; bebês com alto peso ao nascer podem, na verdade, se machucar durante o parto vaginal.

Outra consideração para a saúde do bebê é a possibilidade de parto prematuro. Um estudo (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23757084/) descobriu que pessoas com sobrepeso e obesidade correm maior risco de dar à luz muito cedo.

Bebês nascidos prematuros têm maior probabilidade de ter problemas com vários sistemas de órgãos, incluindo (mas não se limitando a) coração, pulmões, cérebro e trato gastrointestinal.

Reduzindo os riscos

Descobrir os riscos da gravidez para você e para o bebê pode ser um pouco assustador. Felizmente, existem medidas que as mulheres plus size podem tomar para reduzir as chances de sofrer complicações relacionadas ao peso.

Sua primeira – e melhor – linha de defesa? Comece cedo.

É melhor planejar pelo menos 6 meses antes de realmente engravidar, para que você possa ficar mais saudável antes de transportar seu passageiro mais vulnerável.

Trabalhe com seu médico e/ou nutricionista para obter a melhor forma de gravidez por meio de dieta e exercícios.

Se perder peso antes do bebê não estava nas cartas e você já está “no ninho”, escolhas alimentares saudáveis ​​e aumento da atividade ainda são as melhores apostas para manter um peso saudável – e, portanto, uma gravidez mais saudável. E não se esqueça de tomar suas vitaminas pré-natais.

Lidando com o ganho de peso durante a gravidez

E agora, a pergunta de um milhão de reais: quanto peso você deve ganhar em 9 meses se for uma pessoa plus size?

De acordo com o CDC, para uma gravidez de filho único, uma mulher que está acima do peso deve ter como objetivo ganhar de 7 a 12 kilos. Pessoas com obesidade devem ganhar 5 a 9 kilos.

É melhor começar devagar quando se trata de ganho de peso durante a gravidez. Você deve ganhar cerca de 1 a 4 quilos durante os primeiros 3 meses de gravidez e meio quilo por semana até o final da gravidez.

Lidando com comentários insensíveis

Às vezes, você pode estar se sentindo fisicamente bem e emocionalmente estável ao segurar seu pacotinho – apenas para ouvir um membro da família ou estranho no supermercado fazendo uma observação insensível sobre seu peso e sua gravidez. Ai!. (Ou talvez apareça um comentário quando você já estiver se sentindo mal – aí é um “Ai!” duplo.)

Quando os outros falarem palavras indelicadas, tente se lembrar que o seu peso não é da conta de ninguém. As únicas pessoas que têm o direito de discutir seu tamanho são você, seu médico e qualquer outra pessoa que você decidir permitir na conversa.

Se os comentários negativos continuarem a te derrubar, tente uma visualização simples para resiliência, como se imaginar cercada por uma armadura que a protege contra palavras ofensivas.

Enquanto você estiver nela, não se esqueça de pensar nos seus sucessos! Reservar um tempo para reconhecer seu progresso – seja ir à academia duas vezes por semana ou passar no teste de diabetes gestacional com louvor – pode construir um senso positivo de si mesma que a ajudará a ignorar os comentários humilhantes de outras pessoas.

Conclusão

Já falamos muito, mas é provável que você esteja se perguntando: sua gravidez pode ser saudável?

Embora o sobrepeso e a obesidade tragam riscos maiores, no final, você tem algum controle sobre a como sua gravidez será.

A gravidez é uma ótima desculpa para ter um estilo de vida saudável. Na maioria das vezes, a gravidez incentiva as mulheres a aprenderem sobre dieta e exercícios e a ter o estilo de vida mais saudável que já viveram!

Para uma mulher que está acima do peso, este novo estilo de vida produzirá uma gravidez feliz e saudável.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.