Óleo de coco serve para emagrecer? Descubra

Resistir à tentação de comer aquele docinho pós-almoço, se exercitar diariamente e seguir uma dieta saudável pode ser bastante desgastante, principalmente para aqueles que não acostumados com esse estilo de vida mais saudável.

Dessa maneira, muitas mulheres acabam recorrendo aos tais alimentos “milagrosos” numa tentativa de acelerar esse processo de emagrecimento exaustivo.

Você com certeza já ouviu falar de certo alimento capaz de emagrecer 5kg ou naquela receitinha que seca a barriga em uma semana.

As “dicas” para emagrecer mais rapidamente estão por todos os lugares – nas redes sociais, em blogs, nos grupos de WhatsApp e em revistas.

Dessa maneira fica difícil resistir à tentação de experimentar pelo menos uma delas. Afinal, mal não irá fazer, certo?

Bom, talvez não faça mal a você literalmente, mas suas expectativas podem acabar frustradas, o que obviamente não fará bem a sua saúde mental e autoestima.

Um desses supostos alimentos “milagrosos” emagrecedores é o óleo de coco.

Ele ficou muito popular nos últimos anos por conta de suas propriedades bastante benéficas à saúde.

Muitos acreditam (e espalharam por aí) que o óleo de coco é capaz de acelerar o processo de emagrecimento.

Mas será que isso é verdade? O óleo de coco é realmente capaz de ajudar a emagrecer?

Para descobrir a resposta, basta continuar a leitura!

Como o óleo de coco poderia ajudar no emagrecimento?

Primeiro, vamos tentar entender o porquê dessa afirmação. O que faz tantas pessoas afirmarem que o óleo de coco ajuda a emagrecer?

O óleo de coco é considerado uma gordura boa. Isso porque ele é rico em triglicerídeos de cadeia média.

O TCM, diferentemente do TCL (triglicerídeos de cadeia larga), é metabolizado mais rapidamente pelo organismo e é mais difícil de virar gordura no corpo (1).

Ou seja, o óleo de coco é uma opção de gordura muito mais saudável (e que engorda bem menos) do que outros óleos, azeite, manteiga etc.

Outro fator também é a questão da saciedade.

Alguns estudos já demonstraram que o consumo de óleo de coco pode aumentar a sensação de saciedade após as refeições, o que pode diminuir o número de lanchinhos ao longo do dia e, consequentemente, contribuir para o emagrecimento (2).

Afinal, o que diz a ciência?

Poucos estudos estudaram a fundo a relação entre emagrecimento e o óleo de coco e, infelizmente, os resultados não foram muito promissores.

Uma pesquisa realizada com algumas mulheres acima do peso revelou que o consumo de azeite de oliva pela manhã contribuiu mais para a perda de apetite do que a mesma quantidade de óleo de coco (3).

A confusão ocorre porque muitas pessoas usam os estudos realizados com TCM (que não é a mesma coisa que óleo de coco, embora esteja presente em sua composição) como argumentos de que o óleo de coco ajuda no emagrecimento.

Outra pesquisa, realizada com cerca de 40 pessoas, concluiu que o óleo de coco satisfaz um pouco mais do que óleo vegetal, mas muito menos do que o TCM (4).

Em relação à perda de peso, os resultados dos estudos também não são muito promissores.

Uma pesquisa realizada com cerca de 90 pessoas não demonstrou diferenças entre os processos de emagrecimento de grupos que consumiram 50g de manteiga, azeite de oliva e óleo de coco diariamente (5).

Conclusão

O óleo de coco não é isso tudo que muitos pintam por aí – pelo menos não no que diz respeito à perda de peso.

Muito embora essa seja uma ótima fonte de gordura, bastante saudável e capaz de promover diversos benefícios à saúde, no que tange a perda de peso, os estudos apresentam resultados inconclusivos.

Sendo assim, não é possível afirmar que o óleo de coco ajuda a emagrecer.

O TCM e o óleo de coco não são a mesma coisa. A confusão frequentemente feita entre esses dois alimentos contribui para a desinformação de que o óleo de coco ajuda a emagrecer.

Diferentemente do óleo de coco, há diversos estudos comprovando que o TCM pode contribuir significativamente para o processo de perda de peso e gordura corporal (6) (7) (8) (9).

Sendo assim, o mais indicado a se fazer para perder peso é seguir uma dieta saudável e balanceada, praticar exercícios diariamente e, caso você ache necessário, consultar um nutricionista sobre o TCM.

E aí, o que achou desse artigo?

Conseguimos responder todas as suas dúvidas sobre óleo de coco e emagrecimento?

Caso ainda esteja com alguma, não deixe de mandá-la aqui nos comentários para que possamos te responder!

Fontes

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.