Rosácea – Existe cura? Como tratar?

Uma leitora perguntou em nossa página do Facebook sobre rosácea. Ela é branquinha e sofre com esse problema de vermelhidão facial. A pergunta foi sobre algum creme para acabar com a rosácea.

O que é rosácea? Ela é uma doença crônica que ocorre na região do rosto, como bochechas, testa, nariz, maçã do rosto ou no queixo. Dentre os sintomas estão a vermelhidão e certas vezes parecem espinhas inflamadas. Chega até sair pus na região.

Apesar das gordinhas parecerem fofinhas, como gostam de chamar, quem sofre com isso não está nada satisfeita. Isso é motivo de muito constrangimento e vergonha.

Existem vários tipos de rosáceas, mas vou focar no tratamento e prevenção. Se quiser saber mais sobre a rosácea, dá uma lida no artigo da Sociedade Brasileira de Dermatologia aqui.

Como tratar a rosácea?

Respondendo a pergunta da nossa amiga leitora, o tratamento mais comum para rosácea é o uso de pomada, creme ou gel tópicos, ou seja, aplicando diretamente na pele. Dentre eles estão:

Brimonidina: Graças seus poderes anti-inflamatórios, a brimonidina reduz a vermelhidão local por cerca de 30 minutos após aplicado. Uma ótima alternativa para quem busca uma melhora rápida.

Ele é indicado para o tipo de rosácea eritemato telangectasia e pápula pustulosa, que seria vermelhidão causada por fatores como sol, álcool, exercícios, calor e estresse, ou lesões que parecem espinhas, respectivamente.

Telangynm: Esse tratamento visa diminuir e prevenir a rosácea. Ele é um tetrapeptídeo desenvolvido para diminuir os efeitos da rosácea relacionados a dilatação dos vasos sanguíneos, vermelhidão e inflamação da pele.

Sua função atua na homogeneidade da pele. Na rosácea fimatosa a pele fica mais grossa, podendo causar o aumento temporário do nariz. O telangynm ajuda nesse tipo de rosácea também.

Ácido azelaico: Essa é uma forma mais comum para tratar as inflamações causadas pela rosácea. É utilizado esse creme diariamente.

Antibiótico: Para controlar a doença o uso de antibióticos, como a isotretinoína é indicado. Ela é usada no tratamento da rosácea ocular, pápula pustulosa e fimatosa.

Laser ou luz pulsada: Em alguns casos são necessários o uso desses aparelhos para melhorar a aparência local.

Não esqueça de usar o protetor solar diariamente. Isso é muito importante.

Existe cura para rosácea?

Infelizmente, não existe um remédio para curar a rosácea. Todos os remédios e cremes indicados acima, não tem o poder de acabar de vez com a rosácea. Apenas melhora, diminui ou previne.

O mais indicado é descobrir as causas para poder prevenir da melhor maneira e não piorar o quadro. Vejam!

Causas da rosácea

Ainda não sabe a causa principal, mas existem fatores que surgem o aparecimento da rosácea.

  • Exercícios
  • Banho quente ou sauna
  • Medicamentos vasodilatadores
  • Sol
  • Calor
  • Emocional, como raiva, estresse, risada ou vergonha.
  • Comida picante
  • Bebida alcoólica, como vinho, cerveja e vodka.
  • Café ou chás
  • Reação pelo uso de cosmético.
  • Frio
  • Maquiagem para rosácea

Essa é a melhor forma para esconder a rosácea. Principalmente se for passar por alguma situação que causará a rosácea, como um encontro íntimo, falar em público, reuniões e etc.

Separei dois vídeos tutoriais de maquiagens para a rosácea sumir na pele.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.