A obesidade tem se tornado cada vez mais comum na nossa sociedade. Embora esteja também associada a fatores genéticos, é um reflexo de hábitos ruins como a alimentação desequilibrada e o sedentarismo.
Muitas mulheres têm recorrido às cirurgias bariátricas para tratar a obesidade. Se trata de um procedimento cirurgia complexo, que exige muitos cuidados e atenção, o que pode levar as recém-operadas a desanimar em relação à escolha dos looks.
Por isso separamos diversas dicas e inspirações de looks para você arrasar no pós-bariátrica!
A cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado no tratamento de casos de obesidade grau 3. Ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a anatomia original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos. O procedimento é feito quando as atividades físicas não são suficientes para a redução de peso, o que necessita intervenção médica.
A cirurgia é indicada para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40 ou IMC entre 35 e 40 com pelo menos duas complicações relacionadas, como a hipertensão, doenças pulmonares, diabetes, etc.
A redução de estômago é destinada ao tratamento da obesidade e das doenças agravadas pela doença ou associadas ao excesso de gordura corporal. A cirurgia bariátrica é considerada uma alternativa segura de tratamento para obesidade, mas não deve ser usada como primeira alternativa para a perda de peso. Além disso, os cuidados pós-operatórios com a alimentação e realização de atividades físicas não devem ser negligenciados.
Recuperação e corpo pós-cirurgia
A recuperação pode demorar entre 6 meses a 1 ano e o paciente pode perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.
Após a cirurgia de redução de estômago o paciente terá curativos no abdômen para proteção das cicatrizes e que deverão ser avaliados por um profissional de saúde e trocados uma semana após a cirurgia. Durante essa semana o paciente não deverá molhar o curativo para evitar que a cicatriz infeccione.
Após 15 dias de cirurgia o paciente deve voltar ao médico de confiança para remover os pontos e após a retirada a cicatriz precisa ser hidratada constantemente.
Alice Salazar é uma youtuber e influencer digital com mais de 2 milhões de seguidores. Em 2019 a blogueira realizou uma cirurgia de redução de estômago e relatou como foi seu pós-operatório em seu canal. Em poucos meses ela perdeu mais de 15kg e sua recuperação foi bastante tranquila.
Durante o primeiro mês após a cirurgia bariátrica, é normal o paciente ter dor no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia com frequência, principalmente após as refeições.
Para evitar estes sintomas é essencial alguns cuidados com a alimentação e o retorno às atividades de vida diária e prática de exercício físico. Sendo assim, nada melhor do que retomar a vida normal com muito estilo, não é mesmo? Afinal de contas, a cirurgia bariátrica marca o começo de uma nova vida, com mais autocuidado e amor próprio.
Como se vestir bem após a bariátrica?
A cirurgia de redução de peso produz uma mudança muito súbita de peso e muitas mulheres não sabem como lidar com essa mudança, o que é refletido nos looks das recém-operadas.
Mulheres obesas ou com sobrepeso costumam usar roupas mais largas e escuras pois querem disfarçar as gorduras indesejadas. É comum que o pós-operatório produza uma confusão em relação a quais peças de roupas usar, pois o corpo está passando por um processo de emagrecimento, mas o peso ideal ainda não foi conquistado.
As gordinhas não estão acostumadas a ousar, mas são as roupas que não costumavam ser usadas que vão deixar imponente a redução de peso, valorizar as novas curvas que estão surgindo.
É preciso tomar cuidado para não investir muito nas peças durante esse período porque seu corpo está mudando, então é provável que você vá perder algumas roupas. Mas isso não é desculpa para não curtir essa nova fase da sua vida com as mesmas roupas de antes. Um novo corpo requer um novo guarda-roupa!
Separamos 4 dicas de ouro para você arrasar após a bariátrica!
Recicle suas roupas antigas
A grande maioria das suas roupas usadas antes da realização da cirurgia pode ser ajustada ao seu corpo novo. Isso não significa se vestir da mesma maneira que antes. Você pode criar novos looks, tentar novas combinações. Quem sabe até transformar aquele vestido preto super básico em uma saia e combina-la com uma blusa estampada linda super imponente. O que acha?
Cuidado com as roupas apertadas demais!
Como já comentamos, seu corpo está passando por um processo de transição do gordo para o magro. Sendo assim, quanto mais justas forem as roupas, maiores são as chances de você perde-las. Além disso, pode ser um pouco incômodo para você, que está acostumada com roupas largas, investir em materiais mais colados.
Separamos alguns looks justos na medida certa para você se inspirar e valorizar as novas curvas sem se prejudicar!
Invista nas Calças com o corte reto
As calças com o corte reto são as que mais equilibram o corpo de quem tem quadril mais largo e dão a aparência de pernas mais longas e finas.
O corte valoriza a silhueta e confere bastante elegância ao look. Para as mulheres que ainda possuem gordura localizada ou excesso de pele, esta é uma peça que merece e deve ser explorada.
Use e abuse dos vestidos envelope!
O vestido envelope (ou transpassado) é a peça que falta no guarda roupa das recém-operadas. É ideal para a silhueta curvilínea, pois o modelo marca a cintura e seu acabamento solto disfarça o quadril, trazendo mais feminilidade ao visual.
A modelagem envelope consiste num vestido aberto na frente que é fechado por uma faixa ou outro tipo de amarração, formando o decote transpassado. É ótimo para valorizar o busto. Pode ser de manga longa, curta, sem manga, com o comprimento longo, midi e curto em diversos materiais, como a sarja e o algodão viscose.
Além disso, os vestidos transpassados são peças que servem para qualquer ocasião. Um jantar fora, uma ida a um barzinho, um luau na praia ou visitar amigos: pode apostar nessa peça que vai dar super certo!
O pós-operatório da cirurgia de redução de estômago é um momento que exige muitos cuidados e é nele que as mulheres começam a conhecer melhor esse novo corpo que irá se aperfeiçoar com o tempo e muita dedicação.
Nada melhor do que aproveitar esse momento ao máximo, valorizando suas novas curvas! E aí, curtiu as dicas?